A Educação reveste extrema importância no seio da MSFound – MULTICULTURAL SHARING Foundation, estando na génese da sua criação através do projeto de criação de escolas multilingues.
O projeto Multilingual Schools foi criado em 2015, com base em 35 anos de experiência na área da educação bilingue e multilingue, tendo por objetivo primordial difundir um ensino de excelência com elevada qualidade, que valorize e desenvolva competências para que os alunos sejam capazes de aprender, viver e trabalhar num mundo cada vez mais global.
O conceito Multilingual Schools é único devido à sua abordagem à educação. Em todas as escolas respeitam-se as necessidades individuais de cada estudante e promove-se o desenvolvimento intelectual promovendo a aprendizagem de diferentes línguas e culturas tendo em vista que estudar em ambiente intercultural vai ajudar os alunos a crescer como cidadãos tolerantes a nível global, bem como garantir o seu sucesso no mercado de trabalho. Consequentemente, num contexto mais amplo, este tipo de ensino traz um significativo impacto socioeconómico.
O objetivo deste projeto é desenvolver em todo o mundo uma rede de escolas internacionais, multiculturais e multilingues com o intuito de preparar as novas gerações para o mundo cada vez mais globalizado e com permanentes mudanças económicas, sociais, culturais e políticas.
As gerações futuras serão em breve inevitavelmente confrontadas com uma necessidade crescente de compreensão e maior capacidade de trabalhar com línguas e culturas diferentes.
Este projeto pretende abranger nos próximos anos todos os países da CPLP, num universo de mais de 350 milhões de habitantes, num processo contínuo que se desenvolve em direções principais que interagem mutuamente:
– Expansão geográfica (previsão de abertura de escolas internacionais, multiculturais e multilingues em diferentes destinos);
– Reavaliação contínua do projeto (a revisão contínua dos resultados, com base na experiência de cada país, vai permitir o ajustamento de todos os componentes do projeto em mercados estrangeiros)
Neste momento e além da Madeira Multilingual School, no Funchal, encontram-se já em funcionamento escolas em Cabo Verde, na cidade da Praia, e na Guiné Equatorial, nas cidades de Malabo, Bata e Mongomo.